Um projeto de resolução lido em plenário ontem (14) propõe a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Anápolis.
O mandato do presidente Leandro Ribeiro (PP), do vice Domingos Paula (PV) e dos demais secretários termina em 31 de dezembro de 2022. Para definir quem irá substitui-los, o Regimento Interno determina que seja feita uma eleição na última sessão ordinária do ano em que se encerra esse primeiro biênio, portanto 14 de dezembro de 2022. É essa data que o projeto pretende antecipar.
Caso o texto que passou a tramitar na Câmara seja aprovado, a eleição ocorrerá no dia 24 de fevereiro de 2022, às 11h, escolhendo assim os seis membros da Mesa Diretora para os anos de 2023 e 2024.
Na justificativa da propositura, é dito que é “possível legal e constitucionalmente que o Legislativo possa alterar o momento de se escolher a Mesa Diretora para o próximo biênio”.
Em entrevista coletiva, o presidente Leandro Ribeiro disse que Anápolis acompanha um processo que já aconteceu nas câmaras de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.
“Isso tem sido uma medida tomada por essas atuais legislaturas e também em outros estados, como Roraima. Eu acredito que não irá, caso o projeto tenha êxito, atrapalhar a atual Mesa Diretora. Tenho convicção que os pares que serão eleitos, caso o projeto tenha êxito, entenderão que o mandato será no último biênio, então não tenho essa preocupação quanto à nossa gestão”, disse Leandro.
O presidente afirmou que se trata de uma inovação que tem sido feita em outros municípios, então a tendência é que Anápolis também acompanhe esse processo, com a diferença que a antecipação não implica na sua manutenção à frente da presidência.
“É uma novidade para nós, como foi em outras cidades, mas é importante ressaltar que quando fizeram essa antecipação foi para a manutenção da atual Mesa Diretora, e eu já explanei aos pares que não tenho intenção de continuar presidente, até porque venho de uma presidência na última legislatura e também não tenho intenção de permanecer na Mesa Diretora porque eu já tenho uma decisão tomada e o sentimento de dever cumprido após quatro anos presidente e tenho o sentimento de dever cumprimento”, explicou.
Leandro Ribeiro foi presidente no biênio 2019-2020. Reeleito nas urnas, ele concorreu a um novo mandato na Câmara Municipal – o Regimento Interno não permite reeleição, mas como se tratavam de legislaturas diferentes, ele pôde disputar mais uma vez o principal cargo da Mesa Diretora. Junto com ele foi eleito o vice Domingos Paula e os secretários Andreia Rezende (SD), Cleide Hilário (Republicanos), João da Luz (DEM) e José Fernandes (PSB).
Na disputa da Mesa Diretora da Câmara de Anápolis é preciso que se registre chapa completa, com todos os cargos, mas a eleição é individual, cargo a cargo, com voto aberto proferido por cada vereador em plenário.
Na entrevista coletiva o presidente Leandro ressaltou que o projeto de resolução tem tramitação normal, passando primeiro pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e depois seguindo para outras comissões permanentes. “É um texto que muda o Regimento Interno, não é unanimidade na Mesa Diretora, mas pela maioria foi colocado para que seja discutido nas comissões de mérito”, revelou.