Os programas Voluntários de Coração e Natal de Coração, criados pela atual gestão da Prefeitura de Anápolis, foram elogiados pela diretora do Departamento de Promoção da Dignidade da Mulher da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Elizabeth Maulaz, em visita à cidade ao longo do dia de ontem (15).
Elizabeth esteve em Anápolis para tratar do andamento de um projeto federal, o Mães Unidas, que é gerido pelo município, e foi recebida pela primeira-dama Vivian Naves, que deu detalhes dos projetos locais que convidam a comunidade para contribuir com a assistência social, ampliando o alcance do poder público no socorro aos mais vulneráveis.
“Para nós, como governo federal, é uma honra estar aqui no município de Anápolis, com a primeira-dama Vivian, conhecendo projetos, em especial viemos aqui para conhecer o projeto Voluntários de Coração, que tem uma interface importante com nosso projeto Mães Unidas, que é um projeto do governo federal voltado para as gestantes adolescentes, mulheres em situação de vulnerabilidade, mães de crianças com deficiências ou doenças raras”, explicou Elizabeth.
O Mães Unidas tem como objetivo proporcionar apoio relacional às gestantes e às mães de crianças com até dois anos de idade, por meio da formação de uma rede de voluntárias. O projeto visa promover o fortalecimento de vínculos familiares, a saúde, a cidadania e o acesso à justiça de mulheres e crianças assistidas.
A representante do governo federal comentou que os programas sociais em Anápolis avançaram muito. “Com isso, o intuito do governo federal é fazer alianças com o município, conhecer a sua realidade e também oferecer o suporte dos nossos projetos”, frisou.
Em relação ao Mães Unidas, Anápolis foi uma das cidades escolhidas em Goiás para receber o projeto, que a partir de resultados positivos será replicado para o restante do Estado. “Em especial aqui em Anápolis a gente recebeu uma acolhida muito importante, as voluntárias são pessoas muito engajadas no atendimento à gestante. As nossas gestoras demonstraram um acolhimento muito grande e a gente entende que quando atende uma gestante está trabalhando políticas públicas para preservação da vida. E a gente conta com Anápolis como um grande parceiro para nossa etapa nacional”, comentou Elizabeth Maulaz.
A representante do governo federal ressaltou a importância de se seguir o exemplo de Anápolis, o poder público trabalhando com voluntários. “Porque embora o Estado seja responsável pela saúde, educação, políticas públicas de assistência e infraestrutura, a gente precisa contar com o apoio da sociedade civil para desenvolver os nossos projetos e alcançar mais pessoas. Então é muito importante esse trabalho que a prefeitura tem feito, como o Voluntários de Coração, que faz toda a diferença na vida da nossa sociedade”.
Maulaz também conheceu o Natal de Coração, projeto que percorre as principais regiões da cidade, durante 25 noites, levando diversão e brinquedos para as crianças, contando com mais de 100 voluntários no seu desenvolvimento. “A gente vê como a prefeitura está se mobilizando para atender e fazer um Natal feliz para a cidade”, comentou.
Referência
A primeira-dama Vivian Naves afirmou estar feliz por representantes do governo federal estarem em Anápolis, conhecendo um trabalho feito de forma coletiva, e confirmando que os projetos locais se tornarem referência.
“Ontem [14 de dezembro] nós recebemos, inclusive, um prêmio pela execução do programa Criança Feliz, que é federal. E hoje ela [Elizabeth Maulaz] nos prestigia para saber como estamos trabalhando o Mães Unidas e os nossos projetos municipais, como Voluntários de Coração, Natal de Coração, e Arraiana”, afirmou Vivian.
A visita representa também, afirmou a primeira-dama, uma possibilidade de se pensar em mais parcerias.
“A gestão Roberto Naves está aberta a parcerias. O prefeito sempre diz que precisamos de parcerias para chegarmos até a população, então estamos aqui à disposição do governo federal, assim como do governo de Goiás, como sempre fazemos”, destacou.
Elizabeth também conheceu o Banco de Leite e a Panificadora Escola, dois outros projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Anápolis.
Voluntários de Coração
O programa Voluntários de Coração é uma iniciativa da Prefeitura de Anápolis que consiste em promover a cidadania e estimular o desenvolvimento de uma sociedade participativa e prática, minimizando as desigualdades sociais. O serviço voluntário permite potencializar habilidades pessoais e profissionais, autoconfiança, responsabilidade e espírito de liderança.
Um portal (voluntariosdecoracao.anapolis.go.gov.br) permite o acompanhamento de todos os serviços, ações e campanhas de interesse social e comunitário realizadas pela Prefeitura de Anápolis e pelas instituições socioassistenciais do município. Para participar como um voluntário é necessário se cadastrar e se candidatar às vagas disponíveis.
Natal de Coração
Criado pelo prefeito Roberto Naves e pela primeira-dama Vivian Naves, o Natal de Coração, realizado pela prefeitura nos finais de cada ano, é uma ação que já atendeu mais de 60 mil pessoas em Anápolis. Os distritos, que recebem as atividades aos sábados, são um exemplo de que a intenção é abraçar toda a cidade e fazer com que o espírito natalino chegue para toda a população, que antigamente precisava ir à Praça Bom Jesus para ver a decoração da cidade.
Mães Unidas
Tem como objetivo proporcionar apoio relacional às gestantes e às mães de crianças com até dois anos de idade, por meio da formação de uma rede de voluntárias. O projeto visa promover o fortalecimento de vínculos familiares, a saúde, a cidadania e o acesso à justiça de mulheres e crianças assistidas.
“O Natal de Coração tem um saldo
muito positivo”, diz primeira-dama
Nesta quinta-feira (16) o Natal de Coração chega à Vila São Joaquim. Será a 21ª noite da festa, que passou por diversas regiões, inclusive distritos, distribuindo brinquedos, pipoca, algodão doce e ofertando às crianças a presença do Papai Noel. Em todas as noites acontecem apresentações musicais. Para a primeira-dama Vivian Naves, o saldo é muito positivo.
O Natal de Coração chega à sua fase final. Qual avaliação do projeto neste ano?
São 25 noites muito intensas. Estamos na reta final, encerramos dia 21 de dezembro, na próxima terça-feira, na Praça Bom Jesus, e o saldo é muito positivo, de muita alegria, de muita confraternização. Estamos terminando a pandemia e estamos voltando a todo vapor e aí vai meu agradecimento a todos os funcionários da prefeitura, que participam de forma voluntária do Natal de Coração e contribuem para que essa festa seja um sucesso.
Foi um ano importante, com o serviço social bastante acionado devido aos impactos da pandemia da Covid-19. Vencemos 2021?
Eu acredito que a assistência social trabalhou e não parou um dia na pandemia, criamos o ZAP do Social, entregamos mais de 80 mil cestas de alimentos nas residências das famílias, fizemos esse acompanhamento diário e eu acho que foi muito produtivo e esperamos alcançar cada vez mais as famílias em situação de vulnerabilidade.
Qual a mensagem para voluntários de Anápolis?
Gratidão a todos eles: pessoas, empresas e instituições sociais que acreditaram no trabalho da prefeitura, acreditam na Secretaria de Integração Social, na Diretoria de Voluntários de Coração e abraçam e fazem chegar até quem precisa toda forma de ajuda. Então minha gratidão a todos que contribuem para que nossa cidade avance e seja uma referência nacional.