A capacidade de criar esteve presente no cotidiano de professores e estudantes durante todo o ano. Além de se reinventarem em meio à pandemia e no retorno às aulas presenciais, as competências trabalhadas pelo Projeto Talentos do Coração em 2021 inovaram as atividades, com rodas de conversas e apresentações. Além do tema de dezembro – a criatividade –, ao longo do ano letivo outros assuntos estiveram em pauta todo mês: empatia, autonomia, autoconhecimento, responsabilidade, comunicação, cultura, argumentação, tecnologia e conhecimento.
“Esse tipo de atividade trabalhada com os alunos é muito importante para a formação da identidade das crianças, para o desenvolvimento dos seus talentos e para impulsionar a capacidade de inovação. É essencial também para tornar as crianças mais sensíveis, críticas e resilientes”, afirma Paula Eliane, educadora do Cmei Professora Núbia Eliene dos Santos Freitas.
Para Eerizania de Freitas, secretária de Educação, trabalhar o Projeto Talentos do Coração como um todo visa agregar e despertar novos talentos na rede. “As competências estimulam os estudantes a utilizarem conhecimentos de diferentes áreas da natureza e a desenvolverem o pensamento científico, crítico e criativo, ampliando o repertório cultural”, ressalta.
As aulas do ano letivo da rede se encerram nesta sexta-feira, 17, e serão retomadas no dia 24 de janeiro de 2022.