O governador Ronaldo Caiado (DEM) disse que recebeu Goiás entre os quatro piores estados do país e irá entregá-lo “no pódio, entre os três melhores”.
“Acreditem, vamos recuperar e alavancar Goiás muito mais, podem ter certeza”, afirmou o mandatário, em entrevista após a entrega da Comenda Henrique Santillo, honraria concedida pela Câmara de Anápolis na noite de quinta-feira (16).
O governador chegou ao evento ao lado do prefeito Roberto Naves (PP) e dos deputados estaduais Amilton Filho (SD) e Coronel Adailton (PP). Antes eles estavam na formatura de mais de 500 alunos do Colégio da Polícia Militar Cezar Toledo, no Estádio Jonas Duarte.
Em discurso, Caiado falou da expectativa de uma retomada econômica em 2022. Na entrevista, ele justificou o otimismo citando o aval da equipe econômica do governo federal, liderada pelo ministro Paulo Guedes (Economia), para adesão de Goiás ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
“Lógico que é um momento de euforia, superamos aquilo que era a maior barreira para Goiás se devolver. Porque todo dinheiro que arrecadávamos era usado para pagar parcela de dívida e juros estratosféricos”, ressaltou o governador.
Segundo Ronaldo Caiado, agora a dívida foi alongada e o orçamento apresentado à Assembleia Legislativa é algo “responsável”, sem déficit. O equilíbrio vai proporcionar que o governo dê promoções e progressões além de abrir concursos.
Apesar da crise, o governador afirmou que foi possível avançar na educação, pavimentação de rodovias e construção de pontes, além de investimentos em programas de transferência de renda.
“É um Estado que está em primeiro lugar na segurança pública e, como tal, estamos preparados para dar a virada, a volta por cima, a retomada do nosso crescimento”, completou.
Segundo o governador, a única maneira de interromper o ciclo da pobreza é dar educação às crianças e jovens, por isso ele tem investido no setor, com parcerias e convênios.
Mensagem
Ao direcionar uma mensagem para Anápolis, sua terra natal, Ronaldo Caiado afirmou que a população pode ter certeza que “Goiás vai brilhar sempre com a presença dessa cidade que sempre foi um divisor de águas em todas as campanhas eleitorais”.
“É um povo que se orgulha de ser anapolino, povo apaixonado e que ao mesmo tempo tem consciência política, tem independência moral para tomar as decisões corretas”, ressaltou.
“Preciso de Anápolis na minha governabilidade e é fundamental o apoio que a cidade nos tem dado e a contrapartida também no que estamos investindo aqui, pois o governo de Goiás está presente em tudo”, continuou Caiado.
O governador disse que ao contrário de outros anos, em 2021 não faltou água em Anápolis, algo que foi notícia durante duas décadas. Ele atribuiu essa mudança aos “investimentos pesados” da sua gestão, que deram resultados mesmo diante de uma das secas mais longas da história.
Caiado também citou outros investimentos em Anápolis. “Segurança pública, as parcerias na saúde, com a Santa Casa, Hospital Municipal e Estadual, para que pudéssemos atender toda região dando suporte às pessoas que foram vítimas da Covid-19”.
O governador falou ainda do convênio recente, com a Prefeitura de Anápolis, para cirurgias eletivas no Hospital Municipal Alfredo Abrahão, um resgate a uma demanda antiga e importante para a população.
“Na educação são R$ 63 milhões na recuperação e construção de escolas. O Daia [Distrito Agroindustrial de Anápolis] nesse momento está vendo investimentos que nunca existiram, com a recuperação da GO-330, que o distrito, tem o anel viário que estamos recuperando, a recuperação do assoreamento do Ribeirão Extrema, das cabeceiras do aeroporto. Tudo isso cuidado por nós”, finalizou Caiado.