O adolescente Max Willyan dos Reis Gomes, de 14 anos, morreu após tomar um choque elétrico em Alexânia, no Entorno do Distrito Federal. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), familiares contaram que ele levou a descarga ao usar um celular que estava carregando na tomada.
O acidente aconteceu na noite de sábado (18) em uma chácara a cerca de 5 km da cidade. Ainda de acordo com os socorristas, os familiares disseram que Max estava no fundo da casa, para onde levara uma extensão conectada a uma tomada e pôs o telefone para carregar a bateria. Max mexia no aparelho quando sofreu a descarga elétrica.
De acordo com a Polícia Militar, que esteve no local, testemunhas disseram que escutaram um forte barulho, e quando foram até os fundos da casa, perceberam que o adolescente havia sido arremessado a alguns metros da tomada.
A família não soube informar os policiais se a descarga elétrica veio do celular ou da extensão que o garoto segurava.
Após o óbito confirmado, o corpo de Max foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Anápolis, onde seria submetido a uma perícia.
Usar celular enquanto carrega pode ser perigoso, saiba como evitar o risco
Usar o celular na tomada é um costume perigoso que muitos alimentam. Muitas pessoas não sabem que esse tipo de ação pode trazer alguns riscos.
Pode parecer exagero, mas utilizar o celular enquanto ele carrega na tomada pode sim, ser bastante perigoso. Essa prática pode ser letal em algumas ocasiões, utilizar o celular na tomada enquanto chove ou com um cabo danificado pode ser fatal.
Utilizar cabos originais ou optar por um powerbank (carregador portátil) pode ser uma boa opção para não colocar a vida em risco pelo uso do celular enquanto carrega. É importante verificar se este aparelho portátil tem certificação.
Poucos levam a sério esse tipo de situação, mas utilizar o aparelho celular conectado a uma tomada pode gerar riscos desnecessários, como explosões e choques. Esses eventos podem ser considerados raros, mas é sempre bom evitar o perigo.
Esses aparelhos quando conectados na tomada podem provocar curtos-circuitos, choques e até mesmo explosões. Existem casos de crianças e jovens que tiveram queimaduras de 2º e 3º grau causadas pelo uso do celular conectado a tomada.
Dicas para evitar acidentes com o aparelho celular
É possível evitar situações como estas seguindo alguns cuidados básicos essenciais para a preservação da segurança do usuário:
• Evite carregar o aparelho celular durante chuvas fortes e longas, raios podem atingir o sistema elétrico de sua região, caso isso ocorra enquanto uma pessoa utiliza o aparelho na tomada existe o risco de descargas elétricas;
• Opte sempre por cabos originais, utilizar os acessórios adequados pode fazer com que o aparelho e sua saúde sejam preservados;
• Sempre utilize baterias originais, se for necessário fazer a troca da bateria de um aparelho celular, opte pela original. Utilizar peças falsas podem comprometer o aparelho, além disso, baterias podem acabar dilatando por serem compostas por elementos químicos que podem ocasionar explosões;
• Não abafe o celular, por isso, não deixe o aparelho carregar embaixo do seu travesseiro ou do seu corpo. O superaquecimento pode prejudicar a bateria do seu celular ocasionando problemas como explosões ou incêndios;
• Não utilize fones de ouvido enquanto o aparelho celular carrega;
• Não deixe o celular carregando em locais úmidos;
• Não deixe o carregador na tomada após concluir o carregamento do aparelho.