Nem tudo resultou negativo da pandemia de coronavírus e das alterações que ela obrigou fossem feitas na rotina de cada um pelo mundo. Na área das artes, de uma forma geral, as consequências da doença – como o isolamento, o distanciamento social, as perdas, os adiamentos, as dores e as incertezas – têm servido de elemento para a criatividade, a inovação, a reinvenção e criação de novos meios de produzir e compartilhar com o público. O espetáculo de dança “Desconecto” é prova disso. Da Covid-19 veio a motivação e o assunto abordado em toda sua execução.
Lançado nesta quarta-feira, 29, na plataforma de vídeos Youtube, “Desconecto” propõe um diálogo entre dança e poesia para tratar das emoções vivenciadas, mas os movimentos comunicam tanto quanto o texto. A linguagem corporal é tão vigorosa quanto a verbal. “A dança alcança a todos por expressar em movimentos uma ideia, um sentimento ou uma intenção, sem que se diga uma única palavra”, afirma a criadora e produtora do espetáculo, Elza Cavalcante.
A realização desta proposta é uma confirmação de que a arte não pode ser bloqueada, impedida de florescer. “Ela sempre encontra caminhos para mostrar que está viva e pulsante”, afirma a professora e coreógrafa Elza Cavalcante. Com 30 minutos de duração, a produção audiovisual conta com aporte financeiro do Fundo Municipal de Cultura da Anápolis, edital de 2019, e envolve diversos profissionais em sua realização.
No elenco de “Desconecto” estão o bailarino Dew Rodriges e as bailarinas Larissa Parreira, Ana Beatriz Vieira, Amanda Vitória de Paula Firmino, Gabrielle Venancio Felix e Isabel Leão. Todos de Anápolis. Alguns dos textos apresentados ao longo do vídeo são das escritoras anapolinas Valéria Valle Natalina Fernandes.
Para a bailarina Isabela Leão, a experiência se mostrou única e muito enriquecedora. “Foi um processo totalmente diferente do que estávamos acostumados, que nos fez deixar a zona de conforto e perceber que somos capazes nos reinventar por mais adversa que seja a situação”, destaca. Para assistir ao espetáculo, é só acessar o link a seguir: https://youtu.be/e3Celm76TuQ