Aparecida de Goiânia está investigando quatro mortes por suspeita de dengue que aconteceram nos primeiros dias de 2022. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as mortes são de duas crianças e dois adultos.
As mortes aconteceram nos dias 3 e 4 de janeiro. Foram colhidas amostras para analisar a causa das mortes. Segundo a SMS, apenas depois de todos os resultados será possível definir se os óbitos têm ligação com a dengue.
As pessoas que morreram com suspeita de dengue eram duas crianças, de 6 anos e 1 ano e 9 meses, e dois adultos, um jovem de 18 anos e um idoso de 73 anos.
A secretaria informou ainda que investiga outros três casos suspeitos de morte por dengue que aconteceram no final de 2021. Assim como os que aconteceram este ano, os resultados ainda não ficaram prontos.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que não há mortes confirmadas de dengue no estado em 2022. Já no ano passado, foram 48,7 mil casos confirmados e 24 mortes pela doença.
Telemedicina
A cidade implantou um serviço de telemedicina para atendimento de pacientes com sintomas gripais e de dengue. Um dos objetivos é facilitar o acesso a consultas e desafogar unidades de urgência e emergência.
O sistema pode ser acessado pelo site da Secretaria de Saúde de Aparecida e pelo aplicativo, disponível para sistema Android. O atendimento é das 8h às 18h.
Atualizado diariamente, com 300 vagas para atendimentos médicos, o serviço é voltado para a população que esteja com sintomas como febre, coriza, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas juntas, dentre outros.
Aparecida de Goiânia tem serviço de atendimento via telemedicina — Foto: Divulgação/Secom Aparecida de Goiânia