Considerando a alta procura das unidades públicas de saúde de Anápolis, nas últimas semanas, exclusivamente para obtenção de atestado médico para comprovação da Covid-19, um decreto publicado na edição de terça-feira, 18, do Diário Oficial do município suspende, pelos próximos 30 dias, a emissão do documento pela rede municipal. Em seu lugar, será aceito para fins de comprovação o teste com resultado positivo para a doença.
Diante da expansão de casos desde que foi confirmada a transmissão comunitária da variante ômicron na cidade, a medida é uma estratégia da autoridade sanitária para desafogar as unidades de saúde da rede e já está vigorando para servidores municipais. No setor privado, o empregador que optar pela exigência do atestado médico deverá acionar o atendimento em hospitais particulares.
O decreto é respaldado por nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde, publicada na mesma edição do Diário Oficial, descrevendo o cenário epidemiológico atual, que trata da “admissão de resultado positivo de exame RT-PCR e/ou PCR-antígeno, para Covid-19, realizado por profissional de saúde devidamente habilitado, como documento eficaz e suficiente para adoção de medidas de afastamento de atividade laboral e/ou isolamento domiciliar conforme preconizado pelo Ministério da Saúde”.