Se as eleições fossem hoje, o governador Ronaldo Caiado (DEM) permaneceria “inquilino da Casa Verde” por mais quatro anos, mostra pesquisa realizada pelo Instituto Serpes por encomenda da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg). Caiado lidera as intenções de voto com 37,1%. Na segunda posição, empatados tecnicamente, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com 14,1% e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido). O levantamento, feito entre os dias 21 e 24 de janeiro, ouviu 801 eleitores.
Os outros três nomes apresentados aos entrevistados na pesquisa estimulada – o deputado federal Vitor Hugo (PSL), o ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot (Patriota), e o ex-reitor da Universidade Católica de Goiás, Wolmir Amado (PT), têm 2,6%, 1,4% e 0,4%, respectivamente. Nesta primeira pesquisa de 2022 registrada no Tribunal Superior Eleitoral, 21,5% disseram que ainda não decidiram o voto e 10% afirmaram anular diante das opções apresentadas. A margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea, 74,9% não decidiu em quem votar. Outros 6% pretendem anular. Ronaldo Caiado tem 13,1%, enquanto Gustavo Mendanha é citado por 3,2% e Marconi Perillo, por 2%. Jânio Darrot e Vitor Hugo aparecem com 0,2%.
Dentre os pré-candidatos que pretendem disputar a eleição, o que aparece com maior rejeição é o ex-governador Marconi Perillo, que esteve à frente da administração estadual por quatro mandatos. Segundo 25,3% dos eleitores abordados, o candidato tucano não teria seus votos de jeito algum, enquanto 19, 5% falaram a mesma coisa em relação a Caiado. Mendanha e Wolmir são os menos rejeitados, com 4,7% e 4,2%. Vitor Hugo foi indicado por 6,9% e Darrot por 6%.
Boa gestão
A gestão do governador Caiado tem avaliação positiva de 38,8% do eleitorado goiano: 32,3% consideram a administração boa e 6,5%, ótima.
A avaliação negativa sobre o governo soma 14,7%, sendo 8,1% que consideram a gestão péssima e 6,6%, ruim. A maior parte do eleitorado, 41,9% apontou a administração como regular. Apenas 4,5% dos consultados preferiram não opinar.
Senado
Entre os pré-candidatos ao Senado, Marconi Perillo, que é também ex-senador, ocupa o primeiro lugar na preferência do eleitorado, com 16,6%. Na sequência, vêm Henrique Meirelles com 11,1%, e deputado Valdir Soares com 9%. Os outros nomes que aparecem na pesquisa são João Campos (4,2%), Zacharias Calil (4,1%), Tarcísio de Freitas (2,1%), Alexandre Baldy (1,9%), Luiz do Carmo (1%) e Wilder Morais (0,9%). Das 801pessoas ouvidas na pesquisa, 37% não tem ideia de em quem vão votar em outubro e 12,1% anularia o voto.
Presidência
Na corrida presidencial, o ex-presidente Lula (PT) aparece com 40% das intenções de voto, seguido de Jair Bolsonaro, com 27%, e, em terceiro lugar, o ex-juiz Sérgio Moro, com 8%.