Tem muita gente por aí com dezenas de textos literários escritos, guardados em alguma pasta no computador e que, embora desejem publicar sua produção, não dispõem de recursos financeiros suficientes, afinal a publicação de um livro não é nada barato. E é para essas pessoas que foi pensado o concurso Escrita em Ação, cujas inscrições estão abertas até o dia 10, próxima quinta-feira. Podem participar autores anapolinos estreantes com mais de 16 anos. Para se inscrever, é só acessar o site www.escritacontexto.com, ler o edital e preencher o formulário.
Serão selecionados quinze contos para a publicação de uma coletânea, e cada vencedor receberá 45 cópias do livro, explica a idealizadora do projeto, Ana Itagiba. Os candidatos não devem ter nenhum livro, de ficção ou não-ficção, publicado seja física ou em quaisquer plataformas digitais próprias para publicação (Amazon Kindle, Medium, Wattpad, etc.), esclarece. Algumas vagas do concurso são destinadas, exclusivamente, para pessoas que residem em bairros da periferia da cidade, conforme consta do edital.
Ana Itagiba explica que a seleção dos contos será feita pelo perfil do Instagram @escritacontexto. Os textos inscritos serão publicados e os 15 que obtiverem mais engajamento serão escolhidos para compor a coletânea.
Também integra a programação do projeto – realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Anápolis – um curso online de escrita criativa, com vagas para 60 participantes. São quatro aulas – dias 19 e 20 de março e 2 e 3 de abril – preparadas para os inscritos no concurso. Mas, segundo a produtora Ana Itagiba, as aulas serão gravadas e, posteriormente, disponibilizadas no Youtube.
Do teatro à literatura
A jovem anapolina Ana Itagiba conta que, desde criança, a criatividade sempre esteve como elemento principal em todas as atividades que escolhia. “Foram incontáveis HQs, músicas, contos, crônicas, romances, poesias, blogs de humor, de textos reflexivos e projetos que morreram pela metade. Mas a literatura e a escrita criativa não foram os únicos amores que eu já tive”, relata.
Aos treze, fez sua primeira aula de teatro, e durante os nove anos seguintes, atuou em diversas áreas correlatas. Segundo ela, do casamento entre escrita e teatro nasceram duas dramaturgias, publicadas no ano de 2019: O Experimento e Patético Oásis. A última foi montada como um espetáculo, aprovado quatro vezes por editais de fomento à cultura de Anápolis.
Apesar da paixão pelo teatro, Ana diz que fez opção por se graduar em Letras – concluiu o curso no ano passado, na Universidade Federal de Goiás (UFG) – e hoje é revisora textual de livros de ficção e de anúncios publicitários. “Tenho dividido meu tempo entre trabalhar, estudar, desenvolver meus projetos literários, fazer carinho nos meus gatos e tomar um cafezinho nos intervalos”, diz, bem-humorada.
Serviço
Concurso Escrita em Ação e curso online de escrita criativa
Inscrições: até 10 de março
Onde se inscrever: www.escritacontexto.com
Mais informações: e-mail escritacontexto@gmail.com ou pelo Instagram @escritacontexto