Primeiro veio a suspensão do uso da proteção facial para ambientes abertos, agora, com a queda no número de casos de Covid-19 no período de observação, a Prefeitura de Anápolis decide abolir totalmente o uso das máscaras já a partir desta segunda-feira, 14.
O prefeito Roberto Naves (PP) tomou esta posição novamente após conferir dados da nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde. Com isto, Anápolis passa a ser a terceira cidade do Brasil a tomar esta iniciativa. As demais são Brasília e Rio de Janeiro.
O pioneirismo vem com a responsabilidade. Quando decidiu suspender parcialmente o uso do equipamento de segurança, Roberto Naves destacou em coletiva que este seria um período de adaptação e monitoramento a fim de identificar se haveria elevação no número de casos. O resultado é que nem mesmo houve manutenção da média, mas, sim, uma queda, evidenciando que a ampla vacinação e o fim do ciclo da variante mais marcante da doença, a ômicron já não demandam mais o uso de máscaras.
Somente 20 dias depois do anúncio em Anápolis é que o Governo de Goiás decidiu tomar o primeiro passo e anunciou a desobrigatoriedade do uso das máscaras, desde que as cidades possuam, ao menos, 75% de sua população vacinada. Hoje, estão nesta categoria 148 municípios.