Uma solenidade realizada ontem (19) marcou a entrega da reforma da Escola Municipal Pastor Miguel Moreira Braga, no Bairro Itamaraty 2ª Etapa. A unidade passou por reparos estruturais, pintura, ganhou um novo sistema de escoamento de água e central de gás.
A obra beneficia 192 estudantes do Itamaraty e também do Jardim Alexandrina, matriculados do Infantil 4 ao 5º ano do ensino fundamental.
A administração municipal aplicou na reforma recursos da ordem de mais de R$ 900 mil. “Fizemos mais que uma simples reforma. Recuperamos a estrutura da unidade, nos setores elétrico e hidráulico, gramado, banheiros, revisão do sistema de gás, além de recuperar o telhado”, explicou a secretária municipal de Educação, Eerizania de Freitas.
Em entrevista coletiva na solenidade realizada na Escola Pastor Miguel Braga, o prefeito Roberto Naves (PP) disse que esse trabalho de melhoria das escolas “é uma constante no nosso governo”. “As secretarias, a prefeitura de um modo geral, tem trabalhado para que a gente possa melhorar a cada dia as estruturas que temos para os estudantes”, disse o chefe do Executivo.
Há cerca de um mês, a administração municipal entregou melhorias na Escola Cora Coralina, no Vivian Park, que teve dobrado o número de salas de aula, além de ter ganhando quadra coberta, biblioteca e laboratório.
O Cmei Dona Íris Rezende Machado, na Vila Esperança, tem obras de reforma na fase final. As escolas Pedro Nunes Moreira (Polocentro) e Adahyl Lourenço Dias (Santos Dumont) também estão recebendo melhorias em suas estruturas.
O prefeito Roberto confirmou que a rede de educação ganhará cinco novos cmeis e mais seis escolas. Segundo ele, as licitações para definição das empresas que vão construir essas unidades devem ser lançadas nos próximos 120 dias. “Os projetos estão prontos, nós cadastramos no FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação]. Das 11 unidades que vamos fazer, conseguimos recursos federais para três. As outras oito nós vamos custear com recursos próprios”, explicou Roberto.
Segundo o prefeito, o entendimento é que é preciso avançar, ampliar cada vez mais o número de vagas na rede pública. “Eu particularmente fico muito feliz. Eu que sou dono de escola, sou da iniciativa privada, quando vejo essa demanda para a escola municipal, fico feliz, porque mostra a qualidade do ensino, a qualidade dos professores e dos servidores, e o carinho no qual cada um presta o serviço à população. Então pretendemos construir mais escolas para poder atender cada vez mais essa demanda que é crescente”, frisou Roberto.
Segundo o prefeito, já está sendo realizado um estudo para ampliação em 2023 dos itens a serem entregues no kit escolar criado pela Secretaria Municipal de Educação. A secretária Eerizania [de Freitas] está pensando na possibilidade entregarmos alguns equipamentos eletrônicos para os nossos alunos”, revelou Roberto Naves. Esse ano foram distribuídos 37 mil kits com uniforme, tênis, material escolar completo e mochila.
“Sabemos que temos muitas unidades que precisam ser melhoradas, e pretendemos construir escolas novas para substituir estruturas antigas; e outras tantas que já entregamos e vamos entregar durante esses próximos anos. É a Prefeitura de Anápolis trabalhando para dar melhores condições de trabalho para os professores e dessa forma atender aquilo que temos de mais importante, que são os alunos e as famílias”, concluiu o prefeito.
Covid-19
O prefeito Roberto Naves foi questionado sobre a decisão do Ministério da Saúde de decretar o fim da emergência de saúde pública relacionada à Covid-19 no Brasil. “A questão de declarar o fim da emergência é burocrática. Quando se está em estado de emergência, muda a legislação e fica mais flexível para adquirir medicamentos e contratar leitos. Então isso é simplesmente a parte burocrática”, comentou o mandatário.
“Mas fico feliz, pois há cerca de um mês, quando nós saímos na frente, falei que teríamos que aprender a conviver com o vírus, e 30 dias depois o ministro [da Saúde, Marcelo Queiroga] repete essa frase e decreta o fim do estado de emergência. Então eu acho que cada governador e prefeito terá que se adaptar a essa nova realidade e é isso que fizemos em Anápolis: sempre estivemos na frente e a cidade foi referência no que diz respeito à Covid-19 e queremos seguir sendo referência positiva em todas as áreas”, completou Roberto.