A decisão do senador goiano Vanderlan Cardoso (PSD) em se licenciar por 45 dias das atividades no Senado Federal foi justificada pela necessidade de cuidar de assuntos de interesse pessoal. Empresário, Cardoso vem cuidando de suas empresas em uma agenda paralela às atividades políticas sem precisar se ausentar dos debates. Também não se tem notícia ou mesmo rumor de que o senador estaria passando por algum problema de Saúde que demandasse um tratamento com dedicação exclusiva.
Em sendo assim, resta aos bastidores políticos uma terceira possibilidade: a decisão de Vanderlan em se dedicar às pré-campanhas e ao período e construção de candidaturas em Goiás. Isaura Cardoso (PL), mulher de Vanderlan, é apontada como um dos possíveis nomes para ocupar a vaga de vice na chapa bolsonarista encabeçada pelo deputado Victor Hugo, ungido do presidente Jair Bolsonaro como seu candidato oficial em Goiás.
No entanto, a “campanha” por Isaura já vem sendo construída por Vanderlan e seu grupo político em suas agendas pelo interior de Goiás, dentro das visitas que o senador tem feito para entregar benefícios, emendas, obras e os tratores da Codevasf.
O que se especula, agora, é que Vanderlan pode estar não somente cacifando o nome de sua esposa como candidata, mas sim, o seu próprio nome como uma das possibilidades viáveis para a cabeça de chapa oficial de Jair Bolsonaro em Goiás. A disposição de Vanderlan em ser candidato é algo conhecido por todo o meio político, já que ele esteve em todas as eleições desde 2010.
O fato de Victor Hugo ainda patinar nas pesquisas mesmo com o anúncio de que é o nome escolhido pelo presidente também contribui para que cresçam as desconfianças de que Vanderlan estaria tentando “furar a fila”. Encomendada pela TV Record, uma pesquisa eleitoral deve ser divulgada neste dia 26 e nela consta o nome do senador como opção para o Governo de Goiás, ainda que ele não esteja citando ou sendo lembrado como possível candidato.
O questionamento sobre porque haveria a inserção do seu nome, a licença do senado e a intensa agenda a dezenas de cidades goianas por semana tocada pelo senador goiano acendem a luz amarela na campanha de Victor Hugo que mesmo com o apoio do presidente ainda pode ser questionado sobre sua viabilidade eleitoral.
Vanderlan Cardoso mantém boa relação com o presidente Jair Bolsonaro. O resultado da pesquisa Real Time/Big Data pode aumentar ainda mais a temperatura sobre essa “desconfiança”.