A taxa de testes positivos da covid-19 em Goiás quadruplicou em maio comparado com o mês de abril, saltando de 8% para 35%. A informação foi divulgada pelo presidente do Sindicatos dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue no Estado de Goiás (Sindilabs-GO), Christiane do Vale. Segundo ela, a procura por testes subiu 200% no Estado entre os meses citados.
A Prefeitura de Goiânia anunciou a ampliação da oferta de testes gratuitos na capital. O serviço será oferecido em maior escala a partir desta quinta-feira (2). A previsão é de que 16,5 mil testes sejam ofertados até sábado (4). Além disso, a partir de sexta-feira, a modalidade drive-thru voltará a atender na cidade sem necessidade de agendamento.
O cenário do Estado é semelhante ao que se desenrola no País. De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogarias (Abrafarma), o número de testes positivos da covid-19 triplicou em maio no comparativo com abril. O período de 16 a 22 de maio teve 35.400 diagnósticos de coronavírus, o maior contingente das últimas 13 semanas.
O Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também aponta crescimento dos casos de covid-19 pela terceira semana seguida. Os registros de infecções pelo vírus já correspondem a 59,6% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Entre 20 de março e 16 de abril, período com o menor porcentual, a covid-19 correspondia a 34,1% das notificações.
“O aumento de SRAG associada à covid indica um aumento dos casos em geral da doença, já que os casos leves são apenas a ponta do iceberg em relação ao total de casos de covid”, explica Marcelo Gomes, pesquisador da Fiocruz.