Cerca de 3 milhões de pessoas passaram pelo município de Trindade durante a Festa do Divino Pai Eterno, informou nesta segunda-feira (4/7) o prefeito Marden Júnior. A maior concentração de fiéis ocorreu durante os finais de semana. A Romaria 2022 foi realizada de 24 de junho a 3 de julho e tinha expectativa de atrair 5 milhões de devotos.
Apesar da previsão de público não ter sido atingida, o prefeito classificou como positiva a movimentação da atual edição, a primeira presencial após o período mais crítico da pandemia de covid-19. “Tivemos, na Romaria de 2019, cerca de 3,5 milhões de romeiros passando pela cidade. Nesse ano [de retomada], foram 3 milhões”, comparou.
Número altamente positivo, indicou, se levado em consideração que o evento foi organizado em apenas três meses. “Visitamos romeiros e carreiros das cidades vizinhas e percebemos a dificuldade que tiveram para se organizar em tão pouco tempo. Se fizermos essa comparação, podemos ver que tivemos um bom público.”
Em coletiva de imprensa para apresentar o balanço oficial, Marden Júnior afirmou que a Romaria 2022 aqueceu a economia local. “Em torno de R$ 45 milhões giraram no município nesses 10 dias”, pontuou.
Já sobre a covid-19, o gestor municipal lembrou que foram realizadas ações de vacinação e testagem. “O número de casos positivos não fugiu da média que existia antes. Esse é um dado importante, porque um evento dessa magnitude não fez com que os positivos aumentassem nesses 10 dias no município.”