A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que Goiás conseguiu atingir as metas da retomada econômica após os impactos da pandemia. O estado atingiu o menor patamar no índice de desocupação desde 2014.
No terceiro trimestre deste ano, de acordo com IBGE, Goiás tinha somente 6,1% de desocupados. O percentual representa um quantitativo pouco superior a 240 mil pessoas.
Uma das ações adotadas pela gestão para conquistar este número foram as onze edições do “Feirão do Emprego”, realizado pela Secretaria da Retomada, criada com o objetivo de combater as crises geradas ou aprofundadas pela pandemia. “Muitas vezes as pessoas ficam perambulando por aí, sem ter orientação. E com feirão nós proporcionamos as chances de a pessoa ter seu próprio emprego e seu salário”, afirmou o governador Ronaldo Caiado (UB), que comemorou o resultado: “O emprego é a maior política social que existe no mundo”.
Se comparado com o mesmo período no ano passado, foi registrada uma queda de 3,9% no índice de desocupados no Estado. Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, medidas implementadas para qualificação de mão-de-obra foram decisivas. “Os investimentos na capacitação profissional, com a oferta de cursos profissionalizantes nos Colégios Tecnológicos (Cotecs), e de cursos de tecnologia e inovação nas Escolas do Futuro (EFGs) fizeram a diferença”, explicou.