Uma alimentação equilibrada, baseada em frutas, verduras e legumes, sem excessos em alimentos ricos em gordura e açúcar é fundamental para a manutenção da saúde. Os nutrientes ingeridos podem atuar na prevenção e no tratamento de muitas doenças, entre elas o câncer de próstata, tema recorrente nesse mês, devido à campanha Novembro Azul. Os alimentos indicados para prevenir o câncer da próstata são principalmente aqueles ricos em licopeno, como o tomate e mamão, assim como os ricos em fibras e outros antioxidantes, como as frutas, as verduras, as sementes e as castanhas, que devem ser consumidos de forma regular para que sejam capazes de atuar na prevenção, explica o nutricionista clínico Jean Santiago.
Uma vez que a relação entre o câncer e a alimentação já é estabelecida, é preciso ficar atento aos alimentos que mais influenciam no desenvolvimento da doença, alerta o nutricionista. Gorduras saturadas, que estão presentes principalmente em carnes vermelhas, bacon, embutidos fast food e alimentos industrializados, parecem aumentar o risco do câncer de próstata, indicam algumas pesquisas na área. “A American Cancer Society recomenda, que se coma, ao menos, cinco porções de frutas e verduras diariamente”, afirma Jean Santiago. Ele acrescenta: “À alimentação saudável é preciso acrescentar hábitos saudáveis, como a prática regular de atividade física”.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.
O nutricionista Jean Santiago (@jeansantiagonutri) faz uma lista de alimentos considerados mais efetivos na prevenção do câncer de próstata.
1.Tomate – O tomate é o alimento mais rico em licopeno, nutriente com o maior poder antioxidante para proteger as células da próstata contra alterações maléficas, como as multiplicações sem controle que ocorrem no crescimento do tumor. O licopeno é um composto bioativo e antioxidante natural presente nos alimentos como as frutas, vegetais vermelhos e amarelos. Está presente na cenoura, mamão, melancia e tomate, principalmente na forma de molho. Estudos com o licopeno sugerem a sua eficácia nas fases do câncer de próstata em homens através da supressão e interrupção do ciclo celular e a apoptose em células, com a modulação de vias de sinalização que atuam na prevenção do câncer.
2. Alho – Os ingredientes ativos como alicina ajudam a combater a propagação do câncer de uma maneira única, pois ele interrompe o fornecimento de sangue para a formação de novos tumores. Além disso, o alho é um agente anti-inflamatório e possui outros nutrientes que ajudam a combater e prevenir o câncer como selênio, triptofano.
3. Uva – A uva é um dos principais alimentos que combatem o câncer. É fonte de polifenóis, e a casca e a semente da uva são outros bons aliados no combate aos efeitos dos radicais livres. Além disso, um estudo publicado no Cancer Prevention Research descobriu que o resveratrol aumenta a produção de uma enzima que destrói compostos orgânicos de estrogênio perigosos. Como esse tipo de câncer é hormono-dependente, o controle dos níveis de estrogênio é fundamental para impedir sua evolução.
4. Chá Verde – Contém antioxidantes chamados catequinas, que podem ajudar a prevenir o câncer em uma grande variedade de maneiras, incluindo na eliminação dos radicais livres, que são células prejudiciais. Além disso, Estudos de laboratório descobriram que catequinas no chá podem encolher tumores e reduzir o crescimento de células tumorais.
5. Linhaça – A Linhaça é fonte de lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama, colo do útero e próstata.
6. Brócolis – Um estudo publicado na revista Molecular Nutrition & Food Research já comprovou a atuação dos brócolis e outros vegetais crucíferos – como couve-flor, repolho, couve de Bruxelas e couve – na prevenção do câncer. Graças a diversos compostos, como o fitoquímico sulforafano, eles têm a capacidade de destruir células cancerígenas e deixar as demais intactas. Na pesquisa, homens com câncer de próstata que consumiram o vegetal apresentaram inibição de determinada enzima que também é alvo de medicamentos para tratamento da doença.
7. Aloe Vera (babosa) – Estudo Realizados mostrou que Aloe Vera tem fortes propriedades imunomoduladoras e anti-tumorais em polissacarídeos, o que significa que aumenta a função do sistema imunológico e destrói tumores de câncer. Estudos mostraram que os polissacarídeos da aloe vera exibiram potente macrófagos ativando atividades, incluindo a produção de volumes crescentes de óxido nítrico, que tem um potencial anti-tumoral.
8. Peixes – O ômega-3 é um tipo de gordura boa que atua como anti-inflamatório e antioxidante, melhorando a saúde das células e prevenindo doenças como câncer e problemas cardíacos. Ele está presente em peixes de água salgada como salmão, atum e sardinha, além de também estar em alimentos como linhaça e chia.
9. Cenoura – De acordo com estudos do European Journal of Nutrition, comer três porções de cenouras por semana diminui a probabilidade de desenvolver câncer de próstata. Isso devido à cenoura ser uma rica fonte de fonte rica em betacaroteno, que é rica em propriedades antioxidantes.
10. Oleaginosas variadas – Fontes de selênio, gordura saudável e vitamina E, as oleaginosas, como nozes, amêndoas, castanhas, avelãs e amendoins ajudam na renovação das células e, também, desempenham ação antioxidante no organismo. Ademais, por contarem com vitamina E, ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Receita de molho de tomate italiano caseiro
Ingredientes
∙ 1kg de tomate italiano;
∙ 4 dentes de alho;
∙ 1 manjericão à gosto;
∙ 1 cebola picada;
∙ Azeite;
∙ Sal, açúcar e pimenta do reino moída à gosto.
Modo de preparo:
∙ Faça um corte na parte de cima dos tomates, retirando a parte mais dura. Depois, faça um corte simples na parte de baixo do tomate, para ajudar a soltar a pele mais facilmente;
∙ Enquanto realiza o passo anterior com todos os tomates, coloque uma panela com água para ferver;
∙ Assim que a água ferver, adicione os tomates. O fogo não precisa estar muito alto. Deixe por aproximadamente dez minutos, ou até que a pele comece a soltar dos tomates;
∙ Retire-os da panela e deixe esfriar. Após resfriados, abra os tomates com as mãos e retirar suas sementes;
∙ Use um amassador de batatas para obter um molho mais rústico. Se não for o caso, utilize um liquidificador no modo pulsar;
∙ Em uma outra panela acrescente azeite a gosto e deixe esquentar. Refogue o alho e a cebola e, em seguida, adicione os tomates e as folhas de manjericão;
∙ Acrescente o sal, pimenta e uma pitada de açúcar. Deixe cozinhar, em fogo baixo, por aproximadamente 20 minutos e mexa durante o processo, para não queimar;
∙ O ponto ideal é quando o molho se encontra lisinho ao passar uma colher ou espátula.
A melhor forma de aproveitar os benefícios do tomate é consumi-lo cozido, como molho, por exemplo
Conheça dez alimentos que ajudam a prevenir câncer de próstata
Ter uma alimentação saudável, rica em alimentos naturais como frutas, verduras e legumes é essencial para combater o tumor – o mais comum entre homens acima de 50 anos – e para a manutenção da saúde, de uma forma geral, afirma nutricionista
Os alimentos indicados para prevenir o câncer da próstata são principalmente aqueles ricos em licopeno, como o tomate e mamão, assim como os ricos em fibras e outros antioxidantes, como as frutas, as verduras, as sementes e as castanhas
O nutricionista clínico Jean Santiago (@jeansantiagonutri) faz uma lista de alimentos considerados mais efetivos na prevenção do câncer de próstata e alerta para os riscos de uma alimentação rica em gordura saturada, açúcar e ultraprocessados.