Acontece nesta quinta-feira, 1º de dezembro, o lançamento do Anápolis Investe, um pacote de obras da Prefeitura de Anápolis que ultrapassa R$ 1 bilhão e promete preparar diferentes setores da cidade para os próximos 20 anos. Os detalhes serão apresentados em evento no Teatro Municipal, a partir das 19h. Durante a edição do Natal de Coração no Feirão Coberto do Reny Cury, o prefeito Roberto Naves (PP) falou um pouco sobre a expectativa dessa novidade que irá protagonizar a segunda metade da sua gestão.
Qual a expectativa para o lançamento desse pacote de obras?
Será o lançamento do Investe Anápolis, são mais de R$ 1 bilhão investidos na nossa cidade, que cresceu até certo momento de forma desorganizada, mas agora foi pensada de forma macro, foi pensado realmente onde tem déficit de escola, de cmei, onde precisa de uma praça, um campo de futebol, o que precisa na área da saúde para melhorar. Por exemplo: a construção de um hospital da mulher, de novas unidades de saúde, ampliar o número de leitos. Além disso, queremos asfaltar todas as ruas da cidade, fazer a ponte que liga o Polocentro ao Morumbi, fazer o viaduto que liga o Recanto do Sol à Avenida Brasil. Então são realmente obras que vão melhorar e muito a qualidade de vida do cidadão anapolino e que vão preparar Anápolis para que ela possa continuar crescendo nos próximos 20 anos.
O viaduto na região do Recanto do Sol é muito esperado.
Será executado 100% com recursos da Prefeitura de Anápolis. O projeto já está pronto, já vai para a licitação, vai ser realizado com recursos próprios, da sociedade anapolina, e está dentro do pacote, assim como está a ponte estaiada que vai ligar o Polocentro ao Morumbi. Ainda teremos novidades, pois vamos lançar três novos anéis viários que vão melhorar muito o trânsito da nossa cidade, porque vai desviar o trânsito pesado, fazendo com que as carretas não precisem mais entrar dentro da nossa cidade.
São obras que vão começar em breve?
Tem obra que foi iniciada, obra que está em processo de licitação, tem obras que os projetos estão concluídos e está feito o termo de referência para que seja licitada, tem obras com projetos sendo concluídos. O que importa é que não vamos lançar obras que não estejam em fase de elaboração de projetos. Ou estão com os projetos concluídos ou estão sendo licitadas para que possam começar assim que o período de chuva passar.
Como foi o planejamento para se definir esse pacote de obras?
Muito trabalho, conversar com as pessoas, escutar vereadores, ver dificuldades do cidadão, ter a sensibilidade de saber onde estão os gargalos. Quando assumimos a prefeitura sabíamos que na saúde o principal gargalo era a pediatria. Foi por isso que corremos e acudimos com a UPA Pediátrica. Depois sentimos na pele, junto com toda a população, que o hospital municipal não dava mais, pois ele não realizava nenhum tipo de cirurgia. Então corremos e entregamos o Alfredo Abrahão. Agora entendemos que é preciso cuidar das mulheres, pois o Cais Mulher não está ofertando o serviço que a gente gostaria que a anapolina recebesse. É esse sentimento, de ter a humildade de saber que muita coisa já deu certo, mas que podemos fazer mais, escutar a população e atender as demandas, pois a população feliz representa uma cidade que cresce com qualidade de vida e é isso que queremos para Anápolis.