Um café da manhã, realizado ontem (14) na Câmara de Anápolis, marcou simbolicamente a transição da gestão da atual para a próxima Mesa Diretora. Leandro Ribeiro (PP) deixará a presidência no dia 31 de dezembro. No dia seguinte, 1º de janeiro, assumirá o cargo o vereador Domingos Paula (PV).
O evento reuniu ex-vereadores, entre eles três ex-presidentes – Gérson Fallaci, Luiz Lacerda e Lisieux José Borges –, autoridades como o vice-prefeito Márcio Cândido (PSC), servidores e detentores de mandato da atual legislatura.
“Meu muito obrigado aos vereadores e à cidade de Anápolis que me elegeu para participar da história do Legislativo”, disse Leandro em entrevista coletiva. Ao fazer um balanço das conquistas em dois biênios à frente da Câmara, o atual presidente afirmou que foi possível conseguir avanços significativos. “Foram 30 anos em quatro”, resumiu.
Leandro falou principalmente da mudança da sede para o Bairro Jundiaí, pondo fim a uma história de problemas do Legislativo com suas acomodações físicas – a sede antiga, na Praça 31 de Julho, estava condenada pelo Corpo de Bombeiros e não abrigava todos os gabinetes e departamentos, necessitando do aluguel de nove outros imóveis.
A sessão ordinária, realizada logo após o café da manhã, também foi carregada de discursos de balanços e prestações de contas por ser a última de 2022. Domingos Paula reconheceu os avanços conquistados nos últimos anos e, ao destacar a gestão de Leandro disse que ele está marcado na história como o melhor presidente do Poder Legislativo em Anápolis.
Domingos disse que Leandro, ao final do mandato de vereador em 2024, terá sua missão cumprida, estando pronto para outro patamar. “Para avançar e buscar o Executivo, pois mostrou em dois mandatos de presidente que tem capacidade, sabe administrar, e o lugar de quem sabe administrar com esse eficiência é a prefeitura”.
Em várias oportunidades Leandro Ribeiro deixou claro que, ao final do mandato legislativo em 2024, não mais disputará eleição para vereador. Domingos Paula explicou que, de sua parte, Leandro Ribeiro terá seu apoio caso decida buscar o cargo de prefeito. “Espero que alcance. Se levar para a administração municipal o que fez como presidente da Câmara, o cidadão anapolino vai ganhar muito”, comentou.
Agradecimento
Futuro primeiro secretário da Mesa Diretora, o vereador Cabo Fred Caixeta (Avante) também fez agradecimentos pelas conquistas neste ano de 2022. “É momento de agradecimento. Agradeço a Deus e ao povo por ter nos conduzido para essa Casa, para trabalhar em prol da cidade”, iniciou.
Caixeta disse que aprendeu muito com o presidente Leandro Ribeiro (PP). “Tenho certa experiência com a política, mas com o senhor aprendi a ser mais humano, um político bom e honesto”, comentou.
Caixeta disse também que tem recebido informações da atual ocupante da primeira secretaria da Mesa Diretora, vereadora Andreia Rezende (SD). “Muito obrigado por me ensinar como trabalhar como primeiro secretário”, afirmou.
Em discurso na tribuna, a vereadora Cleide Hilário (Republicanos), cumprimentou o presidente Leandro Ribeiro (PP), pela condução da Mesa Diretora da Casa no último biênio.
“O senhor conseguiu tirar a Câmara daquele prédio insalubre na Praça 31 de Julho, sem segurança e acessibilidade. Eu o admiro pela sua calma e prudência. Além dos avanços conquistados em seus dois mandatos como presidente da Casa. Foi uma honra estar ao seu lado como segunda secretária nesses dois últimos anos”, disse.
A vereadora ainda agradeceu o atual presidente pela colaboração para criação da Procuradoria Especial da Mulher e disse que Leandro Ribeiro tem muito a contribuir com esta legislatura e com a população de Anápolis nos próximos dois anos de mandato.
Comprometimento
O vereador Luzimar Silva (PMN) também discursou para falar da passagem de Leandro Ribeiro pela presidência da Câmara. “Cumprimento o presidente Leandro pelo seu comprometimento em nos dar suporte para exercer nosso mandato e pelos servidores que foram colocados nos departamentos para auxiliar a todos nós”, frisou.
O vereador cumprimentou ainda os colegas vereadores, pediu que a população de Anápolis também busque conhecer o funcionamento da Câmara e garantiu que continuará trabalhando pelo bem coletivo da cidade. “No próximo biênio farei parte da Mesa Diretora como quarto secretário e podem contar com meu apoio e parceria aqui enquanto parlamentar que quer somar com as ações do Poder e com o bem da nossa cidade”, concluiu.
O vereador João da Luz (PSC) ressaltou o ato simbólico de transição da Mesa Diretora, realizado antes da sessão, e fez um agradecimento ao presidente Leandro Ribeiro pelo trabalho realizado à frente da administração da Casa nos últimos quatro anos.
“Quero parabenizar a iniciativa [do evento]. Como membro da atual Mesa Diretora, quero dizer que para mim foi uma honra participar por quatro anos dessa Mesa Diretora”, afirmou João da Luz, que é terceiro secretário do Legislativo.
O vereador revelou que em nenhum momento foi chamado para “assinar documentos impostos arbitrariamente pelo presidente”. Segundo ele, qualquer decisão tomada por Leandro foi precedida de reuniões com opiniões de todos.
“Eu reclamava das condições insalubres daquela antiga sede. Não tinha nem condições de atender as pessoas. Hoje temos um plenário altivo, que é respeitado, e temos condições de atender as pessoas de forma digna. Eu não vou esquecer disso”, afirmou João da Luz.
“Para mim foi uma honra estar junto de você de forma responsável, administrando essa Casa por quatro anos. Estive como secretário e participei de várias discussões, pois você chamou, ouviu parceiros para fazer a melhor escolha, tomar a melhor decisão”, completou o vereador.
João da Luz disse ainda que Leandro Ribeiro sempre teve humildade de buscar aconselhamento do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Ministério Público (MP) para tomar as melhores decisões. “Os servidores da Câmara são muito gratos por essa Mesa Diretora, pois foram reconhecidos”, discursou o vereador.
Gestor
O vereador Eli Rosa (PSC) também reconheceu o trabalho realizado pelo presidente da Câmara e a Mesa Diretora que conclui seu biênio de mandato. “Quem quer ser gestor deve ter a capacidade de enfrentamento e de fazer investimentos. O presidente Leandro Ribeiro teve a capacidade de fazer aquisições, de produzir, e mostrou coragem de investir em planejamento, estrutura física, capacitação dos servidores, qualificação do serviço prestado”, disse o vereador.
Eli Rosa disse que a forma de conduzir a gestão do Legislativo fez com que Leandro Ribeiro fosse admirado por todos na Câmara. “Sabemos que quando se conquista pessoas, o trabalho é ampliado, é qualificado”, afirmou.