Subiu para 11 o número de mortes pelo vírus da gripe em Goiás em 2023. O Estado registra 143 casos da doença. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).
Ao todo, seis cidades registraram os óbitos. São elas Goiânia (3), Senador Canedo (3), Jataí (2), Iporá (1), Nova Roma (1) e Guapó (1). Conforme a SES-GO, as vítimas têm idades entre 5 meses e 49 anos.
Goiás tem baixa procura por imunização
A campanha de vacinação contra a Influenza, vírus da gripe, que começaria no dia 10 de abril, foi antecipada em uma semana no Estado de Goiás. A medida foi tomada após o aumento significativo de Síndrome Respiratória Aguda (Sarg) nas últimas semanas. Ao A Redação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) alerta para a baixa procura para a imunização.
De acordo com a pasta, desde o início da campanha, no dia 4 de abril, 155 mil pessoas se vacinaram contra o vírus da gripe no território goiano. Os números equivalem apenas a 7,47% do público estimado. A vacinação segue até o dia 31 de maio para todos os grupos prioritários, sem escalonamento.
Segundo a pasta, o público alvo é formado por pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, crianças de 6 meses a 6 anos, professores, pessoas com comorbidades, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, servidores do sistema carcerário, população privada de liberdade e adolescentes que cumprem medida socioeducativa.