“A forma como a reforma tributária está sendo proposta pode anular totalmente o crescimento de Goiás, além de provocar sérios prejuízos à mão de obra”. A declaração é do governador do Estado, Ronaldo Caiado (UB), que se reúne em Brasília, na manhã desta quinta-feira (22/6), com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), e com o relator da matéria, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
Arthur Lira recebe ao menos 15 governadores para debater sobre o texto da reforma tributária. A intenção da reunião é buscar um consenso sobre a formatação do fundo de desenvolvimento regional. Os chefes dos Executivos estaduais devem apresentar preocupações sobre a matéria.
Em evento na quarta (21), Lira disse que está aberto para ouvir sugestões. “A gente espera que essa questão de equalização de fonte, valor, de divisão de fundo, se ela for à frente, que seja resolvida. Se não, outras alternativas podem aparecer”, afirmou.
Debate em Goiás
Para Caiado, as mudanças na cobrança de tributos retiram a autonomia de Estados e municípios para gerir seus impostos.
Caiado tem dito que governadores serão apenas “ordenadores de despesas”, perdendo, conforme pontua o governador goiano, sua autonomia financeira.
Clique aqui e confira o que deve mudar com a reforma tributária.