A Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRTb-GO) lavrou, em 2022, 1.756 autos de infração diante das condições precárias de saúde e segurança dos ambientes. Já em 2023 foram, até maio, 756 autuações, 349 auditorias, 16 embargos e 37 mortes. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (26/7), em alusão ao marco nacional das ações de Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado na quinta-feira (27/7), e cuja ideia é alertar toda população sobre condições de trabalho e práticas trabalhistas inseguras.
O órgão vai apresentar, durante a manhã, um levantamento mais completo, com informações sobre o trabalho do SRTb-GO e a importância de se compartilhar a responsabilidade entre empregadores, trabalhadores, sindicalistas, médicos, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, além das autoridades trabalhistas, governantes e sociedade como um todo.
Segundo a superintendente Sebastiana Batista é urgente desenvolver e manter ambientes e processos de trabalho seguros e saudáveis. “A SRTb-GO, por meio de seus servidores, quer ver uma gestão trabalhista segura, com a visão voltada ao bem estar dentro do local de trabalho, este é o nosso propósito”, afirmou.
Ela destaca ainda que, para isso, auditores fiscais da SRTb-GO criam estratégias e orientações para aplicação nos ambientes com objetivo de eliminar ou minimizar os riscos ocupacionais existentes nos processos e organização do trabalho. “Embargos, interdições, representações em razão de investigações de acidentes graves e fatais e autos de infração são algumas das medidas que visam salvar vidas e prevenir acidentes”, pontua.