A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta quinta-feira (3) que vai enviar um avião militar na segunda-feira (7) para a Polônia a fim de trazer brasileiros que estão deixando a Ucrânia por causa da guerra com a Rússia, que já dura nove dias. A informação foi divulgada em nota pelo Ministério da Defesa.
“Por determinação da Presidência da República e sob coordenação dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira tem previsão de decolar na segunda-feira (7) à tarde, de Brasília (DF), para o resgate de brasileiros que estão sendo evacuados da Ucrânia. Do Brasil, a aeronave transportará 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária”, informou o governo em nota.
Duas aeronaves, KC-390 Millennium que integram o 1º Grupo de Transporte de Tropas (GTT), sediado na Base Área de Anápolis já estão de prontidão, abastecidos e aguardam autorização para iniciarem operação de repatriação de cerca de 80 brasileiros que estão nas fronteiras da Ucrânia. Uma das aeronaves está autorizada a partir no dia 7.
De acordo com a FAB, aviões do mesmo modelo foram empregados para transportar doações para vítimas da explosão em Beirute, no Líbano, em 2020, e para prestar apoio às vítimas do terremoto do ano passado no Haiti.
O destino final do avião será Varsóvia, capital polonesa. Após sair de Brasília, vai fazer paradas técnicas no Recife, em Cabo Verde e em Lisboa. A previsão de chegada ao Brasil é na quinta-feira (10). O Ministério das Relações Exteriores vai organizar o embarque dos brasileiros em Varsóvia.
A FAB não esclareceu, porém, detalhes sobre eventual operação para resgate dos brasileiros que ainda estejam isolados na Ucrânia após a invasão militar. Até o momento, o espaço aéreo ucraniano está fechado para circulação de aeronaves, o que obriga a chegada das aeronaves em países próximos.
O processo de evacuação já acontece por via terrestre, com organização da Embaixada do Brasil em Kiev. Na sexta-feira (26), um trem com brasileiros residentes partiu da capital da Ucrânia com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país, próximo da fronteira com a Romênia e com a Moldávia.
Solicitação
Cerca de 500 brasileiros residem na Ucrânia e aguardam o plano de evacuação. O Ministério das Relações Exteriores informou, na semana passar não ter condições de fazer o resgate dentro do território ucraniano.
O ministro Carlos França disse que o Itamaraty elaborou um plano de contingência para transportar os brasileiros para países vizinhos, como Polônia e Romênia, o que foi feito nos últimos dias.
Nesta quinta (3), o Itamaraty informou que já foi procurado por 110 brasileiros na Ucrânia que pretendem voltar para o Brasil. Desses, porém, 40 não souberam dizer em qual cidade ucraniana estão exatamente.
O presidente Jair Bolsonaro já havia determinado, na semana passada, que duas aeronaves da FAB deveriam ficar de prontidão para realizar o resgate dos brasileiros.