A Codego Daia trouxe essa semana uma ótima notícia para os empresários que tem negócios estabelecidos no distrito. Uma nova represa com capacidade de dois milhões de litros já está operante e pronta para atender a demanda hídrica em tempos de seca.
O novo pulmão d’água, como é chamado tecnicamente, foi construído no lugar de uma pequena represa que fora rompida e secara há mais de dois anos, depois de um esforço conjunto entre a gerência da Codego DAIA e a direção geral da Codego.
“A Codego investiu mais de R$ 1 milhão na construção desta nova represa, que tem capacidade de armazenamento em torno de 200 mil metros cúbicos, ou seja, teremos uma reserva constante de dois milhões de litros d’água que poderá suprir a demanda do DAIA em períodos críticos, de modo que as indústrias e demais empresas instaladas no distrito tem agora essa garantia de suprimento”, observa Marlon Caiado.
O engenheiro de produção e gestor técnico da Codego DAIA, Carlos Vítor Rodrigues, explica que o pulmão d´água já está vertendo e em plenas condições de operação. “A represa é um barramento de reservação. À medida em que a vazão do rio for diminuindo, por conta da seca, o pulmão tem uma descarga de fundo que vai aumentando esta vazão. A represa já está vertendo e está cheia; quando precisarmos ela vai nos atender”.
Além do ponto de captação, o Sistema DAIA conta com um reservatório com capacidade de 10 milhões de litros e já há um projeto em andamento na Codego para a construção de outro reservatório com a mesma capacidade, aumentando para 20 milhões de litros.
O sistema DAIA é responsável pelo abastecimento para 145 empresas ativas, que geram mais cerca de 26 mil empregos diretos. A Codego também tem um contrato com a Saneago para que a estrutura do Sistema DAIA possa abastecer mais de 24 mil famílias residentes em 52 bairros localizados na região Sul da cidade, o equivalente a 17% da população da cidade.
Esforços
Desde o ano passado a Codego DAIA tem atuado na revisão e incremento de todo o sistema de abastecimento do Distrito. Em 2021, a empresa já havia garantido o incremento na ordem de 30 litros de água por segundo no sistema, o que representa um acréscimo de 10% na oferta de água para o Daia. Em um ano foram 930 milhões de litros a mais para o sistema.
Rotineiramente, a Codego DAIA executa a revisão de todo o sistema de abastecimento do maior parque industrial da região Centro-Oeste, com manutenções corretivas e preventivas.
A infraestrutura do parque industrial sofre com o desgaste de mais de 40 anos de uso, processo que foi intensificado pela falta de manutenção da antiga gestão estadual. Por determinação do governador Ronaldo Caiado, a Codego tem investido em melhorias para reverter esse quadro crítico, que acarretava em falta d’água e, consequentemente, trazia prejuízos para as empresas do Daia e para os bairros atendidos pelo sistema.