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Casa Cidades Anápolis

Lançada licitação para construção do novo Centro Administrativo Municipal

Concorrência pública para definição de empresa que transformará prédio inacabado na Praça 31 de Julho em centro administrativo da Prefeitura de Anápolis acontece em 18 de julho

a redação por a redação
17/06/2022
no Anápolis
Lançada licitação para construção do novo Centro Administrativo Municipal
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Foi lançado no Diário Oficial o aviso de licitação para concorrência pública, do tipo menor preço, para contratação de empresa que irá construir o centro administrativo no prédio inacabado da Praça 31 de Julho. O certame acontece no próximo dia 18 de julho, às 9h30.

O edital informa que a obra contempla a conclusão de estrutura executada em uma área pública municipal de 9.803,85 m², com área destinada a atividade de 7.563,35 m². O valor estimado para o projeto é de R$ 25.434.903,25.

O edital diz ainda que o prédio na Praça 31 de Julho irá abrigar o centro administrativo em uma estrutura nova com instalações modernas, totalmente acessível, concebido de acordo com os padrões atuais de administração pública, dando preferência a espaços abertos e amplos, de forma a possibilitar melhor atendimento ao público, maior eficiência na execução do serviço executivo municipal, maior integração entre as secretarias e gabinetes e melhores condições de trabalho aos servidores.

A obra também é justificada do ponto de vista de economia, pois ao abrigar mais secretarias, poderá haver redução de custos com locação de imóveis. Diz ainda o documento: contará com vasto saguão de circulação, auditório para 243 pessoas, 143 vagas para estacionamento, biblioteca digital, lanchonete, área de convivência, salas de apoio, gabinete do prefeito, gabinete do vice-prefeito e seis secretarias.

O prazo de vigência contratual decorrente da licitação compreende 360 dias para execução da obra, conforme estabelecido em cronograma físico-financeiro, cinco dias reservados para assinatura e emissão de ordem de serviço, 15 dias para formalização do aceite provisório da obra, 40 dias para aceite definitivo da obra, 30 dias para emissão de nota fiscal/fatura e pagamento da última parcela.

Na solenidade de lançamento essa semana de uma praça poliesportiva no Setor Tropical, o prefeito Roberto Naves (PP) comentou sobre a abertura do processo para definição da empresa que dará finalidade para a obra, que inicialmente seria a sede do Poder Legislativo.

“Vai virar um centro administrativo moderno e bonito. Foi feito todos os projetos, todo o estudo para aproveitar o prédio [inacabado] e honrar o dinheiro público. Esses estudos foram feitos e agora é publicado o processo licitatório. A gente espera retomar essa obra o quanto antes, pois é a última herdada de outras gestões e que precisa ser concluída”, ressaltou o mandatário.

Em janeiro deste ano a Prefeitura de Anápolis havia aberto um processo licitatório para contratar a empresa que desenvolveria os projetos executivos para execução dos serviços de conclusão do prédio inacabado na Praça 31 de Julho.

Em uma entrevista concedida nos últimos dias do ano passado, o prefeito Roberto Naves (PP) afirmou que entre seus objetivos para 2022 está o término dessa obra, que em seu propósito inicial, ainda na gestão passada dos governos petistas (Antônio Gomide e João Gomes) era que abrigasse a Câmara Municipal.

O projeto arquitetônico elaborado para dar uma finalidade à obra inacabada da Praça 31 de Julho foi apresentado em uma solenidade em julho de 2021, nas comemorações do aniversário de Anápolis. A partir daí, os técnicos da prefeitura trabalharam para elaborar os projetos executivos que embasam o edital para a licitação.

Antes de anunciar o término da obra, a gestão atual contratou uma empresa especializada para verificar se a estrutura que ficou sofrendo a ação do tempo – e mesmo os erros iniciais na execução do projeto antigo – tinha capacidade de suportar a sua conclusão e uso seguro pelo poder público. Os laudos apontaram que é possível reaproveitar o que já havia sido feito.

Licitada em 2013 por R$ 17 milhões para ser a nova sede da Câmara Municipal, a obra foi iniciada em 2014 e paralisada em 2016, ano que deveria ser entregue. Foram encontrados vários erros de execução e consumidos R$ 7 milhões dos cofres públicos.

O prédio inacabado acabou virando notícia nacional e objeto de denúncia do Ministério Público (MP). Relatórios do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) também apontaram erros na execução do projeto.

Na ocasião, havia 42,6% de obra concluída. Além da falta de padrão entre o projeto arquitetônico e os complementares, o que acabou levando a erros na obra, faltava alvará de construção, licença ambiental, projeto do Corpo de Bombeiros, permissão da Celg (hoje Enel), entre outros.

O Ministério Público chegou a recomendar à Prefeitura de Anápolis que mandasse fazer um estudo minucioso para saber se a obra poderia ser concluída ou se seria o caso de demolição. Mas por decisão do prefeito, baseado em laudos técnicos, onde antes seria a Câmara Municipal ficará o centro administrativo.

Tag: licitaçãoprefeitura
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