8ª edição do Mutirão Governo de Goiás realizou, neste sábado e domingo (18 e 19/6), em Formosa, mais de 77 mil atendimentos. Montada no Jardim Califórnia, a iniciativa do programa Goiás Social ficou lotada nos dois dias de funcionamento e recebeu também moradores de Planaltina, Água Fria de Goiás, Cabeceiras e Vila Boa. Com a ação deste final de semana, o Estado alcança a marca de 770 mil atendimentos desde o início da iniciativa, em novembro de 2021.
O evento é o terceiro realizado no Entorno do Distrito Federal somente neste ano. “Foi uma das maiores estruturas que o Estado já montou, com 177 serviços para atender a população não só de Formosa, mas de toda a região”, comentou o governador Ronaldo Caiado.
Para o evento deste final de semana, o Governo de Goiás contou com parceria da Prefeitura de Formosa. Presente na abertura no sábado, a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, definiu a parceria com as prefeituras da região do Entorno como fundamental para oferecer aos cidadãos desses municípios um número cada vez mais expressivo de serviços.
“O papel do Goiás Social é não deixar ninguém para trás, prestando serviços e garantindo direitos. Mais do que nunca, o Entorno é, com muito orgulho, de Goiás. E, com apoio das prefeituras, vamos continuar trazendo cada vez mais benefícios e recursos para cá”, destacou a primeira-dama.
Entre os serviços mais procurados na última edição do Mutirão, destaque para a emissão de carteira de identidade, que alcançou recorde com 1.082 emissões. O atendimento foi ampliado após a passagem da caravana do Estado por Valparaíso de Goiás, que registrou mais de mil RGs emitidos. Em Formosa, os guichês da Polícia Civil abriram com um dia de antecedência, na sexta-feira, para receber o maior número possível de pessoas.
Também foram ofertadas 250 oportunidades de trabalho formal pelo programa Mais Empregos para o município. Na região do Entorno foram cerca de 2 mil vagas, e 4,2 mil em todo o Estado. “O governador Ronaldo Caiado diz que a melhor política pública social é o emprego. O que fazemos nos mutirões, assim como em outras ações, é levar as vagas oferecidas pelos empresários aos trabalhadores e capacitar os goianos com cursos gratuitos do Colégio Tecnológico, preparando a mão de obra para a demanda de mercado”, explicou o secretário da Retomada, César Moura.
O estímulo ao empreendedorismo foi outra missão, com oferta de consultoria financeira e planejamento para micro e pequenos empresários, com o programa Mais Crédito. Também foram injetados R$ 221.427,96 na economia local via cartões de programas de transferência de renda do governo estadual, entregues a 134 pessoas durante o evento deste final de semana. Esses recursos serão utilizados por alunos aprovados nos cursos do Goiás Social, por meio do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), para aquisição de equipamentos e utensílios necessários para começar um pequeno negócio.