O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Itaney Francisco Campos, diplomou na manhã de segunda-feira (19) os eleitos para os cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal e estadual. Os documentos os habilitam a tomar posse nos cargos no dia 1º de janeiro.
A cerimônia da diplomação foi realizada no auditório nobre do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), com a presença das diplomandas e diplomandos, autoridades de todas as esferas no âmbito federal, estadual, municipal, forças policiais e convidados.
Quatro dos 41 deputados estaduais diplomados são de Anápolis: os reeleitos Coronel Adailton (PRTB), Amilton Filho (MDB) e Antônio Gomide (PT), e a eleita para seu primeiro mandato Vivian Naves (PP). A cidade também elegeu um deputado federal entre os 17 que representam Goiás em Brasília: Rubens Otoni (PT). O segundo suplente do senador Wilder Morais (PL) também é de Anápolis: o vereador Hélio Araújo (PL).
Em entrevista antes do início do evento, Rubens Otoni, que vai para o seu sexto mandato de deputado federal, afirmou estar muito feliz por ter do povo mais essa missão, de poder servir Goiás e Anápolis no Congresso Nacional. “Quero fazer isso com muita retidão, buscar recursos, investimentos e programas que possam beneficiar o nosso município, a região e nosso estado. Mais do que isso, meu objetivo é poder contribuir para colocar a política no lugar que ela deve estar. Infelizmente no último período a política no país tem sido um espaço de muito confronto, de incentivo à violência e ao preconceito. E é inadmissível. Política tem de ser um instrumento de diálogo”, afirmou o parlamentar.
Em suas redes sociais o deputado estadual reeleito Coronel Adailton classificou a manhã como de “consagração”. “Hoje, com a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos nas eleições gerais de 2022, assumimos oficialmente o compromisso de continuar lutando pelo desenvolvimento de Goiás por mais quatro anos na Assembleia Legislativa. Tenho consciência de que muito ainda tem que ser feito, mas honrarei cada voto que tive”, escreveu.
Também deputado estadual reeleito, Amilton Filho disse em entrevista se tratar de um dia “muito feliz”. “Essa grande votação que tive aumenta a responsabilidade por Anápolis e por Goiás. Estou feliz de poder continuar esse trabalho, de trabalhar por um Estado melhor, buscar fazer sempre um trabalho com muita seriedade. Temos várias pautas para Anápolis, trabalhar o seu desenvolvimento e a consolidação da ampliação do Daia. Queremos anunciar um pacote de empresas que vão chegar à cidade no primeiro trimestre de 2023”, revelou.
O deputado estadual reeleito Antônio Gomide também afirmou que um novo mandato, com a ampliação da votação, aumenta a responsabilidade. “Mas isso engrandece o nosso trabalho, me dá uma responsabilidade maior de pensar a cidade, dialogar com a cidade, fazer com que as lideranças possam ter representatividade e entendo que esse novo mandato, com o presidente Lula, fará com que tenhamos condições de desenvolver políticas públicas como já fizemos em Anápolis”, disse o petista.
A deputada estadual eleita Vivian Naves disse se sentir muito feliz por representar os goianos na Assembleia Legislativa. Segundo ela, a diplomação confirma uma trajetória que passou por uma campanha de diálogo com a população, algo que irá prosseguir durante seus quatro anos de mandato. “Já tinha compromisso com Anápolis enquanto primeira-dama e agora, como deputada, manterei esse propósito ampliando para outros municípios também”, afirmou Vivian. Ela também disse se sentir orgulhosa de se somar à bancada feminina na Assembleia. “Esse olhar da mulher faz toda a diferença e queremos levar o que deu certo dos projetos sociais implantados em Anápolis para todo o Estado de Goiás”.
O segundo suplente de senador Hélio Araújo escreveu em sua rede social que “com muita honra e gratidão a Deus e ao povo goiano” recebia o diploma do TRE-GO. “Com o coração grato e fé de que iremos trabalhar muito em prol do povo goiano. Conte com a gente, como nosso trabalho e nossa dedicação em servir”, prosseguiu o vereador.
Perfis
Coronel Adailton (PRTB) – Um dos quatro representantes do município de Anápolis eleitos em 2022, Adailton Florentino do Nascimento é casado, iniciou sua carreira na Base Aérea de Anápolis e, posteriormente, ingressou na Polícia Militar de Goiás, como sargento, em 1986, onde cumpriu todas as fases da carreira de policial militar. Vai para seu segundo mandato de deputado estadual, tendo conquistado 25.610 votos, no qual afirma ter o compromisso de defender os interesses dos 246 municípios goianos. Uma de suas bandeiras é a defesa da atuação integrada dos órgãos de Segurança Pública, área em que atuou, como policial militar, por 32 anos.
Amilton Filho (MDB) – Advogado, Amilton Filho é natural de Anápolis, onde foi vereador por dois mandatos, antes de ser eleito para o seu primeiro mandato, em 2018, no parlamento goiano. Amilton Filho tem o combate à corrupção e a transparência nos gastos públicos como bandeiras. O parlamentar será um dos representantes de Anápolis, em seu segundo mandato na Alego. Obteve, em 2 de outubro, 46.556 votos.
Antônio Gomide (PT) – Ex-prefeito de Anápolis por dois mandatos, Antônio Gomide é cirurgião-dentista e natural de Goianésia. O parlamentar irá para o seu segundo mandato na Alego, onde será um dos representantes de Anápolis, município onde obteve expressiva votação. Com 45.256 votos, foi o sexto mais votado nessa eleição. A defesa da Saúde, Educação e Meio Ambiente são as principais bandeiras de Gomide.
Vivian Naves (PP) – É formada em Direito, bancária, empresária e primeira-dama de Anápolis. Eleita com 38.574 mil votos, Vivian assumirá uma das 41 cadeiras do Parlamento goiano como uma das mulheres mais bem votadas de Goiás. Sua principal base eleitoral é Anápolis, porém a deputada eleita se coloca como representante de todos os municípios goianos, já que a sua principal bandeira de luta são as causas sociais.
Rubens Otoni (PT) – Nascido em Goianésia, fez carreira política em Anápolis. Graduado em Direito pela então Faculdade de Direito de Anápolis, atual Unievangélica, é filiado ao PT desde 1980. Foi deputado estadual de Goiás entre 1992 e 1994. Em 2002 elegeu-se deputado federal, reelegendo-se consecutivamente em 2006, 2010, 2014, 2018 e, agora, em 2022.
Hélio Araújo (PL) – Nasceu em Uberlândia (MG), mas sua família se mudou para Anápolis quando tinha 3 anos de idade. Após vários anos trabalhando na linha de frente dos postos de combustíveis, ajudou a fundar o sindicato da categoria. Foi eleito vereador em Anápolis em 2020 e, na eleição de 2022, fez parte da chapa vitoriosa do candidato a senador Wilder Morais (PL) como segundo suplente.