Janeiro caminha para suas últimas semanas e para quem quer investir em atividades extras de formação, capacitação e aprimoramento é hora de começar a organizar a agenda para o semestre. Vale dar uma olhada nas opções oferecidas pela Associação Cultural e Artística de Anápolis (ACAA). Estão abertas inscrições para cursos de dança do ventre, tribal fusion, stiletto dance, street dance (adulto e infantil), percussão, capoeira angola, tecelagem e corte e costura. Os cursos não são gratuitos, mas são ofertados com preços acessíveis. Para se matricular ou buscar mais informações, o único meio de contato com o espaço, no momento, é pelo seu perfil no Instagram (@acaaanapolis) ou em sua sede (endereço no final do texto).
A ACAA nasceu em 2002 com o propósito de agregar os artesãos da cidade e artistas ligados a todas as linguagens e expressões, como teatro, dança, artes visuais, música, capoeira. Um espaço para todas as cores, todas as crenças, todas as tribos. Sua fundação contou com o apoio da administração municipal e da comunidade da região do bairro Boa Vista, onde funcionava o Centro de Aprendizagem de Tecelagem. A experiência deu muito certo e ao longo de muito anos a ACAA se manteve como um espaço de produção, divulgação, incentivo e preservação, conta sua vice-presidente, Lory Maeve.
Com o tempo muita coisa mudou na ACAA. Muitos se foram, outros chegaram, mas a proposta é a mesma: agregar e articular, viabilizar e dar visibilidade. A tecelagem, que deu origem à entidade, se mantém como uma de suas principais atividades, embora há quase dois anos os fios estejam enroladinhos em seus novelos e os teares mudos. O coronavírus conseguiu fazer parar as tecelãs, a maioria delas acima dos 70 anos. Mas, assim que for seguro, elas voltam e as aulas serão retomadas.
Além da tecelagem, hoje a ACAA abriga quatro escolas em sua sede, cada uma desenvolvendo um tipo de linguagem. Flor da Gente ensina capoeira angola; Studio Maeve oferece as aulas de street dance, tribal fusion, stiletto dance e dança do ventre; Com Cida Gomes é feito curso de corte e costura, e tem o grupo Jongo Iracema, que ensina o jongo, uma dança de origem africana, também conhecida como caxambu. O grupo de teatro Boca do Lixo e o Batuque Trinca Ferro também integram a ACAA.
A Associação funciona como um ponto de cultura, com o projeto Fios da Memória e atua também como centro comunitário, ao tentar incluir crianças e adolescentes no mundo artístico e cultural por meio do intercâmbio de conhecimento com os anciãos da comunidade que se realiza por meio de oficinas, afirma Lory Maeve. Os produtos são comercializados na Associação, e também, são distribuídos para comercialização em lojas em outras cidades.
Serviço
Inscrições abertas para cursos da ACAA
Cursos: dança do ventre, tribal fusion, stiletto dance, street dance (adulto e infantil), percussão, capoeira angola, tecelagem e corte e costura.
Endereço: Rua 5 – Bairro Boa Vista
Contato: @acaaanapolis (perfil no Instagram)