Cerca de duas semanas após seu início no Estado de Goiás, a vacinação pediátrica atingiu nesta terça-feira (1º/2) apenas 3,1% das crianças aptas a serem imunizadas. De acordo com a Superintendência Estadual de Vigilância em Saúde, o número de imunizados que têm entre 5 e 11 anos é de 22.945.
Apesar de alertar sobre o medo dos pais em relação à vacina, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) também acredita em subnotificação dos dados sobre imunização. De acordo com a pasta estadual, os municípios apresentam dificuldades em registrar os dados em tempo oportuno no sistema oficial.
As falsas informações sobre a vacinação infantil foram largamente divulgadas ao longo da pandemia, principalmente nas redes sociais. Desde antes mesmo das vacinas pediátricas serem aprovadas para uso no País, já circulavam vídeos que relacionavam supostas mortes de crianças à imunização contra a covid-19. No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que faz a aprovação das vacinas em uso, garantiu a segurança dos imunizantes.
A própria Secretaria de Estado da Saúde entende que as notícias falsas são “um fator que contribui” para a baixa adesão à vacinação de crianças em Goiás. Segundo o Ministério da Saúde, nenhuma criança ou adolescente morreu no País em decorrência de complicações causadas por qualquer vacina contra a covid-19.
O número de internações de crianças em consequência da doença, no entanto, tem avançado. Conforme dados da SES-GO, as enfermarias pediátricas para covid-19 estão lotadas na rede estadual de saúde; e as unidades de terapia intensiva (UTIs) pediátricas para tratar a doença estão com 88% de ocupação.
Doses
Até o momento, Goiás dispõe de mais de 152,8 mil doses pediátricas da Pfizer e outras mais de 350 mil doses da CoronaVac. Ao todo, são mais de 500 mil doses disponíveis para dar continuidade à vacinação de crianças contra a covid-19. Mesmo assim, menos de 5% dessas vacinas foram aplicadas.
Entre os goianos, cerca de 726 mil crianças, entre 5 e 11 anos, estão aptas para serem vacinadas contra a covid-19. Desde o início da pandemia em Goiás, 42 pessoas com menos de 10 anos morreram devido às complicações causadas pelo novo coronavírus.